SELEÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS

Para conseguir executar um determinado tipo   de projeto, exige-se um material específico, onde as suas propriedades sejam capazes de atender todas as demandas. Por exemplo, há algumas décadas, o ferro de passar roupa era fabricado com o ferro puro e para esquentar, era colocado brasa dentro do mesmo. Já nos dias hodiernos, através dos avanços tecnológicos, esse mesmo utensílio passou por algumas mudanças em sua composição, onde agora é feito a partir de ferro e polipropileno, tornando-o mais leve e mais econômico, sem deixar de cumprir todas as exigências do consumidor.

Ferro de passar roupa cujo funcionamento ocorre a partir da transferência de calor entre a brasa e a superfície do ferro

Ferros de passar roupa da atualidade

Como para cada projeto precisa-se de um material determinado, o engenheiro torna-se essencial, pois é ele o profissional responsável por caracterizar os tipos de operações que serão utilizados, ditar qual o mais apropriado, além de fazer todo o estudo sobre custos, vantagens e desvantagens, propriedades, entre outras características que pode ser verificada na imagem abaixo.

Fonte: Vera Lúcia Arantes

Um dos materiais mais empregados hoje em dia são os metais, pois a sua compactação e constituição permite uma vasta aplicação, desde o aço, utilizado em construções civis, até o alumínio usado na fabricação de panelas ou até o mesmo o cobre, presente em alguns cabos elétricos.

Exemplo de metais
Fonte: Galvaminas, soluções em ferro e aço

A principal característica dos metais está ligada com a sua ligação metálica.  Essa ligação permite que os elétrons da camada de valência dos átomos estejam livres, podendo percorrer de um lado para outro na estrutura, o que lhe confere as propriedades de condutores elétricos e térmicos. Isso ocorre porque esses elétrons estão deslocalizados, tornando-o deficientes de elétrons (cátions).

Elétrons livre rondeando os cátions formando um “mar de elétrons”

Ademais, propriedades como ductibilidade e maleabilidade também são provenientes deste tipo de ligação. Os materiais são rígidos e resistentes, isto é, capazes de se deformar intensamente, mas não sofrem fraturas e no geral, apresentam boas resistências mecânicas.

REFERÊNCIAS

Seleção de materiais metálicos

Seleção de materiais

Metais