Conversores catalíticos estão presentes nos automóveis para beneficiar o meio ambiente e a saúde do ser humano, diminuindo a poluição produzida pelos carros. Desde 1992, as fábricas e montadoras de automóveis são obrigadas a colocar em seus carros conversores catalíticos, para evitar a emissão de gases nocivos produzidos na queima do combustível.

Conversor catalítico é um dispositivo que converte gases muito tóxicos como por exemplo o monóxido de carbono (CO), os hidrocarbonetos (HC) que não foram queimados no processo, e os óxidos nitrogenados (NOx) produzidos pelos carros, para gases menos tóxicos. O CO é convertido para dióxido de carbono (CO2), os óxidos nitrogenados são convertidos a nitrogênio (N2) e os hidrocarbonetos são transformados em vapor d’água. Os catalisadores são constituídos de um núcleo metálico ou cerâmico do tipo favo de mel envolto de catalisadores químicos, metais como paládio, ródio e platina. Existem dois tipos de conversores, os de duas vias e os de três vias, a diferença entre eles é que o de três vias possui um sistema que regula a quantidade que de oxigênio que precisa entrar no motor para manter o equilíbrio entre o combustível e oxigênio.

A conversão catalítica de CO a CO2 irá acontecer por uma reação de oxidação, quando um catalisador fornece por meio de várias reações químicas um oxigênio para o CO. O mecanismo de Roginskii fornece um exemplo de como essa reação se processa.

Nesse exemplo MnO2S doa oxigênio ao CO, depois o converte em CO2 e no final ele se regenera. Um catalisador nunca participa da reação, ele apenas fornece condições ideais para que o mecanismo ocorra.
Para a conversão dos óxidos nitrogenados em nitrogênio é necessária uma reação de redução, onde oxigênio é removido da ligação.

Apesar de todos os esforços para mantermos um ambiente saudável e bom para se viver longe da poluição, ainda falta informação para conscientizar e informar as pessoas, muitos avanços já ocorreram na parte de preservação e sustentabilidade.


REFERÊNCIAS
CONVERSORES CATALÍTICOS: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?
Química do automóvel (3) – Catalisadores reduzem emissão de poluentes.
A IMPORTÂNCIA DO USO DE CONVERSORES CATALÍTICOS EM AUTOMÓVEIS PARA O MEIO AMBIENTE.