OZONIOTERAPIA

O ozônio, de molécula O3, é encontrado em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, e, para além disse, ele é um gás que permite muitas aplicações, como a ozonioterapia, podendo ser benéfico ao ser humano. A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que pode ser administrado em diversas vias do corpo e para a realização é utilizado uma mistura dos gases: oxigênio e ozônio.

Fonte: Ozonioterapia, a incrível terapia tão pouco conhecida no Brasil http://boavidaonline.com.br/tratamento-de-ozonioterapia-em-goiania/

O gás ozônio foi descoberto em 1840, pelo pesquisador alemão Christian Friedrich Schoenbein, que, ao submeter o oxigênio a uma descarga elétrica, observou que o mesmo liberava um odor característico, denominando-o de “ozein” (do grego “aquilo que cheura”). Em 1857 o físico Werner Von Siemens desenvolveu o gerador de alta frequência, o qual transformava o gás ozônio em átomos de oxigênio por meio de descargas elétricas.

Gerador de alta frequência
Fonte: O que é a ozonioterapia? https://www.aboz.org.br/ozonize-se/

A ozonioterapia médica era utilizada desde o século XIX na Alemanha, para combater os germes e a ação de bactérias. No entanto, segundo a revista The Lancet, a ozonioterapia era utilizada na Primeira Guerra Mundial pelos médicos ingleses e alemães para tratar os ferimentos dos soldados. No Brasil, essa prático foi implantada em 1975, pelo médico Heinz Konrad em São Paulo.

Pode ser utilizada de forma isolada ou complementar. O tratamento deve ser realizado por um profissional da saúde, aplicando o ozônio no local ou injetando via intravenosa, via intramuscular ou por insuflação retal.

Fonte: Ozonioterapia, a incrível terapia tão pouco conhecida no Brasil http://boavidaonline.com.br/tratamento-de-ozonioterapia-em-goiania/
Equipamento utilizado para a ozonioterapia
Fonte: Ozonioterapia combate problemas nas articulações e vira referência http://g1.globo.com/sp/tvtribuna/viverbem/videos/t/edicoes/v/ozonioterapia-combate-problemas-nas-articulacoes-e-vira-referencia/6780180/

Esta é uma terapia que pode estar presente na água de beber ou em banheiras para banhos. É excelente na recuperação pós-operatória e em grandes queimados. A Ozonioterapia também pode ser aplicada através de óleos vegetais, como o de Girassol e de Oliva. Na Itália, a utilizam em cremes antienvelhecimento. Cuba a utiliza bastante, na forma de óleos e ultimamente estão desenvolvendo colírios ozonizados. Em várias estações de água pelo mundo afora, como em Los Angeles e diversas cidades da Rússia, já utilizam Ozônio ao invés do cloro. No Brasil, temos clínicas de Hemodiálise, com taxa zero de infecção, que utilizam ozônio para tratar a água das suas máquinas. Os italianos são o povo que mais utiliza a Ozonioterapia na composição seus cremes na área estética. Nos EUA, a utilizam bastante em esterilização de materiais e em centros cirúrgicos. Além de ser excelente na higienização de frutas e verduras. Já é mais comum também no Brasil, o uso do Ozônio em piscinas. Ozonioterapia também é utilizada na Odontologia e na Veterinária, com fins terapêuticos

Ademais, ozonioterapia também é indicada para os mais diversos tipos de câncer, ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da Radioterapia e da Quimioterapia; problemas circulatórios; doenças virais, como a hepatite; feridas de origem vascular, arterial ou venosas, úlceras diabéticas e por insuficiência arterial; para queimaduras; hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares; dores articulares decorrentes de inflamações crônicas; colites e outras inflamações intestinais crônicas.

No entanto, aqui no Brasil, o Conselho Federal de Medicina proibiu o uso dessa terapia, pois alegam insuficiência de estudos científicos ligados a questão da eficiência da ozonioterapia. Mas, a ABOZ (Associação Brasileira de Ozonioterapia) está refutando tais alegações, buscando novos estudos.

Referências

O que é a ozonioterapia? 

Uso de ozonioterapia no tratamento de infecções e inflamações divide pacientes e médicos

Ozonioterapia combate problemas nas articulações e vira referência 

Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de ozonioterapia para tratar pacientes 

Ozonioterapia, a incrível terapia tão pouco conhecida no Brasil