ALIMENTOS FUNCIONAIS

Com o advento de indústrias, muitos alimentos vêm processados e com uma quantidade elevada de conservantes e aditivos químicos, como por exemplo os corantes, e a isso, muitas pessoas atribuem o aparecimento de doenças crônicas. Para tanto, nos dias hodiernos, existem também, os alimentos funcionais, que podem diminuir os riscos de tais enfermidades, assim como, promover um bem-estar e qualidade na saúde.   

Fonte: Pfizer

Segundo o Ministério da Saúde, alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Além de ter um consumo desses alimentos de forma regular, é preciso ter uma dieta equilibrado para que seja possível alcançar os seus benefícios. Devido aos componentes ativos estudados, recomenda-se que a refeição seja composta de vegetais, frutas e cereais integrais, assim como, substituir, pelo menos em parte, a ingestão de carne vermelha por peixes ricos em ômega-3 e por soja e seus derivados (carne de soja e isolados proteicos de soja).

O Ministério da Saúde adverte que os consumidores precisam tomar cuidado na hora da compra do alimento processados pela indústria, se há a sua eficácia avaliada por pesquisas responsáveis, bem como, seguir as instruções do rótulo para utiliza-los da melhor forma e assim, estar cada vez mais perto do seu objetivo.

Principais compostos funcionais investigados pela ciência
Fonte: Alimentos funcionais http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais
 

Os alimentos funcionais apresentam grandes benefícios a saúde e se combinada com uma dieta balanceada, pode-se prevenir doenças crônicas. Ao contrário de muitos outros alimentos, esses podem ser ingeridos sem a supervisão de um médico ou nutricionista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alimentos funcionais http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais

Alimentos Funcionais 

Alimentos funcionais: o que são e como utilizá-los de forma prática em sua dieta 

Anvisa atualiza lista de alegações de propriedades funcionais e de saúde