TESTE DA CHAMA

O teste de chamas é feito com o intuito de detectar presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão do mesmo. Esse fenômeno ocorre devido a energia que é fornecida para os elétrons, nesse caso em forma de calor, fazendo com que alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para o estado excitado, quando eles voltam para seu estado fundamental liberam energia excedente na forma de luz, que possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, podendo assim ser identificado o composto pela cor característica que eles emitem.

Este é um teste qualitativo, onde apenas é possível verificar a presença de íons metálicos, e não a quantidade do mesmo. Sua principal vantagem é de ser um teste rápido e fácil de ser feito, visto que os equipamentos necessários para a realização do mesmo são facilmente encontrados em laboratórios de química. Porém, esse tipo de teste apresenta algumas desvantagens, como a dependência dos nosso sentidos para verificar a coloração da chama, podendo assim levar ao um erro, a dificuldade de identificar concentrações baixas de alguns elementos, ou ainda, se tiver a presença de um elemento que tenha a cor muito intensa, tende a mascarar os sinais mais fracos.

O teste é feito, realizando a limpeza do fio de platina, com ácido clorídrico e depois colocado na chama até que esta não mude mais de cor, posteriormente é mergulhado esse fio novamente ao ácido clorídrico e na amostra que deseja ser identificada, então é recolocado na chama e observado a coloração que ele adquire.

FONTE: Teste da Chama
https://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/

Alguns detalhes requerem uma atenção na realização desse procedimento, como colocação o fio de platina na base da chama onde o fogo apresenta a coloração azul, pois essa coloração representa que está ocorrendo uma combustão completa, tendo assim mais energia sendo liberada e, consequentemente, os elétrons absorveram mais energia. Outro ponto que requer cuidado é se o fio de platina está completamente limpo, pois qualquer outra substância que esteja presente poderá interferir na análise final.

Coloração típica de chamas, devido à presença de alguns cátions em estado excitado. Fonte: Combustão, Chamas e Testes de chama para Cátions: Proposta de Experimento.
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a11.pdf

Referências

Combustão, Chamas e Testes de chama para Cátions: Proposta de Experimento.

Teste da Chama

Por que a chama do fogão é azul?