GELO SECO

Muito provavelmente você já esteve em um evento, onde havia uma fumaça no palco ou viu uma cena em um filme de bruxas, um caldeirão transbordando uma névoa branca ou mesmo pediu um drink em um bar que chegou com aquele efeito fumaça. Você já se perguntou o que é e como é feita aquela fumaça branca?

Bom essa fumaça branca formada, muito utilizada como um recurso cênico em filmes, shows, teatros, programas de televisão e festas é o gelo-seco e vamos te contar agora como ele é feito.

Mas antes de saber como o gelo-seco é fabricado, você precisa saber que, ao contrário do gelo “molhado”, ele não é feito de água e sim de dióxido de carbono. Em sua forma gasosa o CO2 é o famoso gás carbônico, já no estado sólido ele é o gelo-seco, um composto inorgânico da função dos óxidos. Além disso, pode ser ainda classificado como óxido ácido, pois, ao entrar em contato com a água, o CO2 produz o ácido carbônico.

Esse composto recebe esse nome por parecer um gelo, porém, com uma propriedade especial: a sublimação. Ou seja, ele passa diretamente do estado sólido para o gasoso, em temperatura ambiente e o estado líquido só pode existir em pressões superiores a 50 atm por litro.

Embora o gás carbônico esteja presente na atmosfera, os fabricantes não o retiram do ar, e sim do “lixo”, da produção de outras substâncias. A produção de amônia, por exemplo, libera CO2, que é sugado por uma chaminé para um tanque especial, onde ele é resfriado e comprimido até atingir uma temperatura de -28ºC e uma pressão de 300 psi. Posteriormente, a válvula que fecha o tanque é aberta num ambiente com pressão normal e nesse momento o CO2 se expande.

No processo de expansão, metade do CO2 vira sólido e a outra metade vira gás. A parte sólida, um gelo-seco bem fininho, é utilizada e é prensado no formato de blocos, cubos ou pequenos cilindros para ser vendido.

A vantagem do gelo-seco em relação ao “molhado” é que ele se mantém a uma temperatura média de -80ºC, resfriando muito mais do que o gelo comum. Outro fato curioso é que após o seu “derretimento” ele não deixa nenhum resíduo ou odor.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO T. Como se Faz Gelo-Seco? Super Interessante. 2011. Acesso em: 30 de mar 2021.

GELO BRASIL. Gelo Seco: Saiba o que Ele é e Como Funciona. 2020. Acesso em: 30 de mar 2021.

MANUAL DO MUNDO. Como é Fabricado o Gelo Seco? 2018. Acesso em: 30 de mar 2021.