Mapeamento e Otimização: Metodologias para promover melhores resultados

No mundo atual, as empresas precisam se reinventar para conseguir se adequar às novas tendências de mercado. Qualquer empreendimento, sejam escritórios, lojas ou B2B precisam estar constantemente atualizando seus processos e otimizando-os, para poderem maximizar os seus resultados.

Por conta disso, diversas metodologias e ferramentas vêm surgindo ao longo dos anos com o foco em garantir uma maior produtividade nos empreendimentos, utilizando sempre a melhoria contínua como uma filosofia atuante. Com essas metodologias, empresas como a Toyota conseguiram aumentar em 29,4% seus resultados líquidos, provando que essas ferramentas são imprescindíveis para alavancar o lucro e a produtividade dos empreendimentos.

Abaixo estão 3 metodologias que a Prisma Jr. utiliza internamente para aumentar os resultados e atuar na melhoria contínua dos nossos processos.

1. DMAIC

O DMAIC é uma metodologia do Lean Six Sigma que tem como foco principal a resolução de problemas e otimização dos processos da sua empresa. Cada letra da sigla significa uma etapa a ser realizada para atingir o objetivo final.

  • D – Define (ou Definir): Definição de qual é o problema;
  • M – Measure (ou Medir): Medir a reação extensão dessa problemática;
  • A – Analyse (ou Analisar): O momento de analisar a situação e entender a sua causa raiz;
  • I – Improve (ou Melhorar): Etapa onde serão traçados planos de ação para solucionar o que foi identificado nas etapas anteriores;
  • C – Control (ou Controle): Monitorar se a solução aplicada está realmente trazendo os resultados desejados.

O DMAIC possui uma aplicação simples e bastante eficaz de ser utilizado para melhorar os seus resultados e otimizar os processos. Por ser uma metodologia, são necessárias a utilização de ferramentas para auxiliar na aplicação prática da mesma como: PDCA, 5W2H, Diagrama de Ishikawa e VSM que auxiliam no mapeamento do problema e dos processos e na solução dos mesmos.

2. SCRUM

Uma metodologia de gerenciamento que inicialmente nasceu para o desenvolvimento de software, mas que agora é aplicada nas mais diversas áreas. O propósito da metodologia busca ser possível realizar o dobro das atividades na metade do tempo com uma equipe multidisciplinar, papéis internos bem definidos e um cronograma bem planejado.

Para isso, existem dois conceitos importantes dentro do Scrum: o Backlog ou a lista de tarefas realizadas e o Sprint que é o período utilizado para concluir um conjunto de etapas do projeto. Ao fim de cada sprint, será entregue uma parte funcional do produto para o cliente final. Com essa metodologia, é possível organizar e definir tempos mais realistas para a realização das atividades além de se manter uma maior transparência sobre tudo que está sendo executado dentro do time, recebendo constantes feedbacks do cliente e produzindo aquilo que agrega valor ao mesmo.

O Scrum é a metodologia ideal para gerenciar processos de maneira mais efetiva e alavancar os resultados do seu time, extraindo o melhor desempenho de cada membro da equipe.

3. DESIGN SPRINT

Sabe quando o seu time precisa desenvolver um novo produto ou ideia e possui um tempo curto para isso? O Design Sprint é uma metodologia utilizada justamente para esse propósito. Ela foi desenvolvida e anunciada pela Google Venture e permite que a empresa consiga criar um MVP (Mínimo Produto Viável) de uma ideia que ainda está em fase de desenvolvimento.

O Design Sprint é pautado em 5 dias de desenvolvimento constante, tendo cada dia um papel bem definido para a construção da ideia. No primeiro dia – Unpack – será exteriorizado tudo que se sabe sobre a ideia. No segundo dia, denominado de Sketch, serão elaborados diversos rascunhos para a solução do problema/ideia. Assim no terceiro dia (Decide) será escolhida a ideia na qual a equipe estará trabalhando. No quarto dia – Prototype – o produto/ideia será prototipado e por fim no último dia (Test)  será avaliado e testado.

Ao fim dos 5 dias, a empresa terá entendido se aquela ideia desenvolvida vale a pena ser levada para frente e aprimorada ou se será descartada. Assim, o Design Sprint é uma ótima metodologia para estimular a melhoria contínua de problemas dentro do empreendimento e desenvolver novos produtos, reduzindo gasto de tempo e de dinheiro nos desenvolvimentos dos mesmos.

Essas três metodologias são de extrema importância para que uma empresa consiga estar se adaptando às novas tendências de mercado e alavancando seus resultados.

REFERÊNCIAS:

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/ferramentas-do-lean-manufacturing

https://blog.zeev.it/o-que-e-dmaic/#:~:text=DMAIC%20%C3%A9%20uma%20metodologia%20que,desenvolver%20melhorias%20nos%20seus%20processos.

https://brasil.uxdesign.cc/google-design-sprint-como-funciona-e-como-aplicar-no-seu-projeto-279107363659

https://www.atlassian.com/br/agile/scrum

 

resultados

Por Sofia Rangel

Integrante da empresa Prisma Jr. – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário