Melhoria Contínua: Como o Lean Manufacturing pode impulsionar o seu negócio?

Já pensou em minimizar os gastos e ter uma maior produtividade dentro do seu negócio? O Lean Manufacturing é uma “filosofia de gestão”, nascida no Japão, que tem como principal objetivo tornar a empresa mais enxuta através da minimização dos gastos e desperdícios.

lean
Fonte: https://leanfactories.com/lean-training-materials/

Diferentemente de outros modelos de gestão, o Lean é considerado uma filosofia, já que transforma a mentalidade da empresa de modo que a mesma esteja inserida no contexto de diminuição das perdas. Além disso, o Lean promove a utilização da melhoria contínua que nada mais é do que a constante melhoria dos processos a fim de torná-los cada vez mais enxutos e produtivos, mantendo sempre o nível de qualidade de seus serviços. Afinal, uma empresa que não se reinventa, não cresce.

O Lean pode ser aplicado de diversas formas dentro da empresa, assim podemos destacar as três principais aplicações:

  1. Entender os processos existentes na sua empresa:

Para ter uma maior produtividade dentro do seu negócio é preciso conhecer a fundo os processos realizados. O Lean é a metodologia perfeita para isso, já que apresenta diversas ferramentas como: Value Stream Map (VSM) que podem ser utilizadas para mapear seus processos.

Conhecendo as atividades realizadas é possível propor nossas soluções e métodos para torná-los cada vez mais enxutos e efetivos, aplicando sempre a melhoria contínua. Além disso, é possível entender os principais erros e riscos do processo, antecipando-se e tendo uma melhor resposta caso eles aconteçam.

  1. Eliminar gargalos e desperdícios:

Aqui entramos no propósito principal do Lean: eliminar desperdício, que nada mais é do que tudo que não gera valor para a empresa ou para o consumidor final. Com o VSM é possível analisar a fundo os processos utilizando métricas como Takt Time e tempo de ciclo, entendendo assim quais são os maiores gargalos e desperdícios do seu negócio. Desse modo, é possível atualizar esses processos e procurar novas formas de realizá-los de modo que esteja a todo momento gerando valor para o cliente e para o seu produto.

  1. Cultura:

Falamos muito sobre conhecer os processos internos, mas é preciso lembrar que a empresa é composta por pessoas. Por isso, um dos pilares fundamentais do Lean é a mentalidade e a cultura da empresa. Se as pessoas não estiverem alinhadas com tornar a empresa enxuta e produtiva, tudo será em vão.. Dentro do Lean, existe uma metodologia de gestão que é orientada para alavancar resultados e melhorar a organização dentro da empresa.

Esse método é chamado de 5s e o nome vem dos cinco princípios básicos do método que são: o senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Seguindo essa metodologia é possível transformar a cultura dentro da sua empresa, para que a mesma esteja alinhada com a eliminação das perdas e assim impulsionar o seu negócio.

Através da aplicação do Lean nesses três princípios é possível fazer com que o seu negócio esteja mais focado em resultados e em agregar valor para o seu cliente, impulsionando suas vendas e aumentando a produtividade da sua empresa.

A Prisma Jr utiliza a metodologia do Lean Manufacturing em projetos como Eficiência Produtiva que podem ajudar o seu negócio a diminuir gastos e gargalos de produção. Quer saber como a Nike impulsionou suas vendas com o Lean Manufacturing? Clique aqui.

REFERÊNCIAS:

https://certificacaoiso.com.br/5s/

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/lean-manufacturing

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário