O que é marketing verde? Como ele pode alavancar a imagem da sua empresa? Como implantá-lo?

O que é o Marketing Verde?

Pautas ambientais estão em evidência atualmente. Pensando nisso, diversas empresas estão utilizando o Marketing Verde como uma nova forma de divulgação, demonstrando que seus produtos são sustentáveis.

O marketing verde se trata de uma estratégia de divulgação onde mostra como uma empresa se porta bem em relação ao meio ambiente.

Ou seja, é uma forma de a empresa se posicionar favoravelmente em relações ambientais, assim melhorando sua imagem e reputação perante seus consumidores e fidelizando mais clientes.

Por que implementar o Marketing Verde em sua empresa?

O marketing ambiental torna uma empresa competitiva no mercado, consequentemente, conseguindo uma vantagem comparada àquelas que não se demonstram preocupadas com as soluções ambientais.

Negócios que utilizam do marketing verde, provando que se importam com o meio ambiente, têm uma procura maior do público em geral, visto que, os clientes estão cada vez mais criteriosos sobre a escolha de produto e de empresa. Portanto, um empreendimento que utiliza o marketing ambiental alcança uma maior visibilidade e um aumento de vendas.

Fato confirmado em pesquisas de acordo com o site McKinsey & Company, que demonstra a forma que os clientes andam comprando em lugares sustentáveis. E também dados retirados do site Grand View Research mostram que o mercado global de embalagens verdes vai faturar em 2030 em torno de USD 503,43 bilhões, impulsionado pela demanda dos consumidores.

Ainda a uma baixa dos custos fixos de quem adota essa prática tendem a abaixar, tornando a margem de lucro maior.

Os Quatro Pilares do Marketing Verde:

Assim como existe os 3 R’s da sustentabilidade, temos os 4 pilares do marketing verde, sendo eles:

  • Ser ecologicamente correto, sem agressão a natureza, sem esgotar recursos naturais e buscando equilíbrio do que é retirado e o que é oferecido em troca;
  • Economicamente viável, buscando meio de crescimento sem agressão ao meio ambiente;
  • Socialmente Justo;
  • Culturalmente aceito

Logo, esta estratégia pode ser simplificada em inovação, obtenção de certificados e crescer com sustentabilidade, por meio da otimização dos processos e redução dos custos.

Greenwashing a “Lavagem verde”:

É necessário um cuidado para demonstrar essa postura sustentável, pois, se as alegações forem falsas a imagem da marca será prejudicada.

Esse fator é conhecido como Greenwashing, e se trata de quando alguma empresa promove esse discurso sustentável, contudo, não adotam as práticas ecologicamente sustentáveis.

Por conta da “lavagem verde”, companhias precisam comprovar que suas práticas e ou produtos são realmente “verdes”, portanto é de extrema importância realizar o marketing verde com responsabilidade, como já descrito nos Quatro Pilares do Marketing Verde.

Como implementar o Marketing Verde em seu negócio?

Para que a sua empresa consiga aplicar o marketing verde é necessário, primeiramente, um estudo sobre fatores do seu meio de produção que acaba poluindo a natureza.

Um dos fatores mais recorrentes, e procurados, em relação ao Marketing Verde é no que se refere aos gases do efeito estufa, que acarreta no que conhecemos como Aquecimento Global.

Contudo, também é muito falado sobre o descarte de resíduos sólidos na natureza, como por exemplo o plástico ou qualquer outro resíduo sólido fabricado, mas não utilizado.

Após encontrado os pontos de atenção às atividades dentro de seu negócio precisam projetar maneiras de reduzir os danos ambientais. Para isso, pode ser feita a substituição de produtos que agridem, evitar o descarte de resíduos sólidos sem tratamento na natureza, neutralizar o carbono emitido pelos meios de produção ou de até veículos utilizados.

A EQ Júnior consegue ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável, e consequentemente aplicar o Marketing Verde, seja calculando as emissões de carbono e dando resoluções de como neutralizar ou até mesmo auxiliando no gerenciamento de resíduos sólidos que acabam sendo produzidos em suas produções e que não devem ser simplesmente destacado na natureza.

Empresas que Aplicam o Marketing Verde:

Nike

Em 2013, a Nike apostou que um App, onde informa os impactos dos materiais têxteis utilizados por eles, sobre a natureza;

Natura

A Natura utiliza embalagens de papel reciclado, responsabilidade na redução de emissão de carbono, projetos de conservação da Amazônia, são algumas das estratégias de Marketing Verde que a empresa usa.

A marca de beleza também comprova em seu site como aplicam seu compromisso a mais de 50 anos, além disso, eles destacam todas as suas metas para o ano de 2050, chamado de Visão de Sustentabilidade 2050 da Natura.

Faber Castell

Quem nunca viu um lápis da Faber Castell escrito que é feito de madeira sustentável?

Tal instituição possui uma das políticas ambientais mais consolidadas, implantada na década de 1930 no Brasil.

Comprovando, eles possuem um Plano de Manejo Florestal Sustentável, certificados desde 1999 pelo Forest Stewardship Council, provando que eles não aplicam Greenwashing, já discutido acima.

Além de que, a empresa utiliza meios criativos para demonstrar o marketing verde, por exemplo, em 2017 eles fizeram uma campanha de volta às aulas lançado um aplicativo de realidade aumentada que transforma 12 cores de EcoLápis Faber-Castell em animais da fauna brasileira.

Em seu site é demonstrado todas as campanhas ambientais que a Faber Castell utiliza, fator que demonstra exatamente como se aplicar o Marketing Verde com responsabilidade e de forma coerente.

Referências

https://etica-ambiental.com.br/marketing-ambiental/

https://www.totvs.com/blog/negocios/marketing-verde/#:~:text=Marketing%20verde%20%C3%A9%20um%20conjunto,efeitos%20negativos%20no%20meio%20ambiente

https://etica-ambiental.com.br/marketing-ambiental/

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-verde/

Deixe um comentário