Papel dos Engenheiros Químicos do Instituto Butantan

“Engenheiro(a) de Processos, Engenheiro(a) de Processos Senhor, Supervisor(a) de Engenharia de Processos, Gerente de Engenharia de Processos, … Esses são alguns cargos possíveis para Engenheiros Químicos no Instituto Butantan.

“Por seu trabalho notável em saúde pública, o Instituto é considerado um dos principais centros científicos do mundo. O Butantan está instalado num grande parque que conta com três museus, um hospital, e diversos laboratórios, biotérios, etc., alojados em prédios históricos e construções modernas. Além de sua notável infraestrutura interna, o Instituto conta com parcerias com órgãos públicos e grandes corporações privadas.”

A Escola Superior do Instituto Butantan – ESIB, como Unidade Associada ao Centro Formador de Recursos Humanos para o SUS/SP Dr. Antônio Guilherme de Souza, oferece Cursos de Especialização nas Áreas da Saúde e Cultural. Destacamos especificamente a Especialização em Biotecnologia para a Saúde – Vacinas e Biofármacos.

Elucidamos que o papel da Engenharia Química está atrelado com ênfase a Processos Bioquímicos, em especial no seguinte tema: Biotecnologia.

Fazendo uma rápida pesquisa no LinkedIn, identificamos inúmeros engenheiros químicos que atuam no Instituto.

Vejamos alguns dos pontos relevantes do currículo de um profissional da área:

‘Tem experiência em purificação de proteínas em escala laboratorial e industrial, utilizando-se de técnicas de ultrafiltração, cromatografias de exclusão por tamanho, troca iônica, afinidade, interação hidrofóbica. Escalonamento de processos.

Atualmente está exercendo atividades de supervisão de engenharia de processos na mesma instituição, como elaboração de requerimentos de usuário, desenvolvimento de processos de transferência de tecnologia com parceiros nacionais e internacionais, acompanhamento de testes de aceitação em fábrica (FAT) e no local de instalação (SAT), testes de qualificação de instalação e de operação. Experiência em estudos de implementação de equipamentos de uso único (single-use).'”

Fonte: Textos adaptados do site do Butantan e LinkedIn. Criação original: BetaEQ.

Informação complementar

O engenheiro Luiz André Felizardo Schlittler pontuou via Instagram que o gerente da planta de vacinas e outros profissionais responsáveis pela produção da Biomanguinhos (FIOCRUZ) são engenheiros químicos. Importante: Em sua maioria, com pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos. Sabendo disso, se você busca atuar no setor de produção de vacinas, estude muito Engenharia de Bioprocessos. Boa sorte pra você!

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Instituto Butantan

Deixe um comentário