Produção de hidrogênio a partir de microalgas

De acordo com a The Nature Conservancy – ONG que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente –, “O futuro da natureza é o nosso futuro”. Essa citação não reflete apenas a importância da preservação do meio ambiente pela humanidade, mas aponta que na natureza se encontram possíveis novos estudos e tecnologias esperando para serem descobertas, abrindo um “novo futuro” para a humanidade. Você já imaginou um processo capaz de produzir hidrogênio de forma eficiente, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental? E como essa produção funciona?

Para se entender a produção de hidrogênio a partir de microalgas, deve-se perguntar como ela ocorre e o porquê dela ser tão importante.

O termo microalgas não tem valor taxonômico, engloba microrganismos algas com clorofila a e outros pigmentos fotossintéticos, os quais são capazes de realizar fotossíntese oxigênica. Essas microalgas vêm sendo estudadas desde 1850 – estudo do microbiólogo Ferdinand Cohn –, porém apenas no século XXI se pensou na produção de hidrogênio através das mesmas. Os organismos fotossintéticos são capazes de converter água e dióxido de carbono (CO2​) através da luz solar, em glicose e oxigênio (O2​), processo conhecido como fotossíntese. Com isso, alguns microrganismos como a alga Chlamydomonas são capazes de produzir hidrogênio (H2​), sob determinadas condições. E essas condições são principalmente a privação de enxofre no meio de cultivo.

A microalga faz uso da hidrogenase para dissociar o hidrogênio do oxigênio presente na água e obter energia. Esse mecanismo é uma alternativa da qual a microalga possui para não morrer, pois ela começa a produzir hidrogênio quando lhe faltam alguns componentes minerais no meio de cultura. Justamente quando existe a falta de enxofre no meio de cultivo e no meio de crescimento, com a alga sendo exposta à luz solar para o processo de fotossíntese, as microalgas começam a produzir hidrogênio.

Quer descobrir mais sobre como a natureza pode nos oferecer soluções energéticas inovadoras?

Além disso, essa produção de hidrogênio é muito importante pois é uma produção totalmente limpa. Muitos dizem que o hidrogênio é o combustível do futuro, sendo a principal substituição para os combustíveis fósseis, pelo motivo de não emitir gases estufa, ser eficiente, versátil e de fácil armazenamento tanto em forma gasosa ou líquida.

Diante dos fatos supracitados, é notória a importância da produção de hidrogênio a partir das microalgas. Com os estudos e o cultivo das microalgas estando cada vez mais sendo aplicados e postos em prática, é questão de tempo para tornar o processo mais economicamente viável e prático comparado a outros meios de produção, pois é uma das mais limpas e a melhor produção ela já é.

Explore mais sobre energia limpa e biotecnologia em nosso blog!

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

plugins premium WordPress