Do oxigênio ao PGRSS: A contribuição da Engenharia Química na área da saúde

A Engenharia Química possui uma vasta área de atuação. Podemos destacar o desenvolvimento de produtos do nosso cotidiano, na produção de energia e na produção de alimentos. Todavia, nossa atuação não se resume a essas vertentes. Cabe citar que a Engenharia Química possibilita incontáveis contribuições na área da saúde.

Durante a pandemia do coronavírus, grandes empresas do ramo farmacêutico estavam na corrida para o desenvolvimento da vacina para combater o vírus. Nesse contexto, foi de suma importância a sinergia entre farmacêuticos, biólogos e engenheiros químicos para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Nas vacinas, é o IFA que tem a informação que faz com que o organismo comece a preparar suas defesas contra um micro-organismo invasor.

Ainda nessa conjuntura da pandemia, a produção de oxigênio hospitalar auxiliou enormemente a recuperação dos pacientes. Tendo em vista que o coronavírus Sars-CoV-2 causa uma inflamação no pulmão, isso faz com que ele não consiga mais transferir de forma eficaz o oxigênio que a pessoa respira para dentro do sangue e das células. Quando isso acontece, a saturação de oxigênio – a concentração dele no sangue – começa a cair. Por esse motivo, é indubitável a atuação da Engenharia Química que cria meios de auxílio fundamentais para os profissionais de saúde.

Outrossim, cita-se como exemplo a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Esse documento é vital para empreendimentos que atuam no ramo de saúde, tais como clínicas odontológicas, veterinárias, laboratórios de análises clínicas, hospitais, estúdios de tatuagem, entre outros empreendimentos que trabalham com Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Tal documento tem como objetivo orientar qual o gerenciamento e destinação correta dos resíduos dos serviços em saúde.

Diante do exposto, pode-se contemplar as contribuições da Engenharia Química na área da saúde, assim como podemos vislumbrar o quão versátil é a nossa profissão e como podemos impactar positivamente a nossa sociedade.

 

Fontes Bibliográficas:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/agencia-brasil-explica-o-que-e-o-ifa, acesso em 13/12/2022

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/15/entenda-por-que-o-oxigenio-e-tao-importante-para-pacientes-com-covid-e-o-que-acontece-quando-ele-falta.ghtml, acesso em 13/12/2022

https://nexxto.com/pgrss-qual-a-melhor-forma-de-elaborar-o-plano-de-gerenciamento/#:~:text=Servi%C3%A7os%20de%20Sa%C3%BAde%3F-,O%20Plano%20de%20Gerenciamento%20de%20Res%C3%ADduos%20de%20Servi%C3%A7os%20de%20Sa%C3%BAde,de%20elaborar%20o%20seu%20plano., acesso em 13/12/2022

 

engenharia

Por Ruy Pedreira

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

 

Deixe um comentário