A contribuição socioambiental da Engenharia: do laboratório à indústria

“Sustentabilidade é um termo em alta atualmente na engenharia. Aparece tanto em campanhas de marketing quanto associado às mudanças climáticas, ao âmbito industrial, dentre outros. Com tantos contextos diferentes, por vezes, é complexo trazer uma definição para esse termo.

Um conceito que está bastante associado a esse e pode auxiliar sua melhor compreensão é o de ESG (Environmental, Social and Governance), traduzido como meio ambiente, social e governança. Este termo aparece como forma de avaliação das ações das empresas para serem “socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta”.

Dessa forma, é possível compreender que a sustentabilidade, tão importante nos dia de hoje, não se refere somente a preservação do meio ambiente, mas deve andar, lado a lado, ao cuidado com a sociedade como um todo. Portanto, as empresas, indústrias e centros de pesquisa tem se empenhado em descobrir novas formas de aplicar e se adequar a esses critérios. Mas como isso é possível?

A Engenharia é uma profissão intimamente ligada à inovação, resolução de problemas e a tecnologia, de forma que, inserida nesses ambientes de trabalho, aparece como peça chave de contribuição socioambiental na busca de um futuro mais sustentável. Esse fato pode ser melhor entendido ao se observar alguns exemplos.

Nas universidades, centros de pesquisa e laboratórios existem muitos desses profissionais trabalhando e pesquisando meios de se diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o que pode ocorrer, por exemplo, com a captura de gás carbônico.

Desenvolver e aprimorar métodos para realizar isso, é fundamental para mitigar a questão das mudanças climáticas e por consequência garantir melhores condições para a sociedade.

No âmbito industrial, nota-se que a engenharia é peça fundamental para garantir que a produção seja otimizada e tenha um bom rendimento. Dessa maneira, desperdícios de matérias primas são amenizados. Ademais, os profissionais dessa área têm um forte papel na economia circular, a qual é associada a desenvolvimento econômico e melhor uso dos recursos naturais.

Essa atuação pode ser notada desde o desenvolvimento e aprimoração de materiais para embalagens, por exemplo, permitindo que estas sejam reutilizadas ou que sua produção cause menos impacto nos recursos naturais. Além disso, os profissionais também podem atuar no estudo do processo de reciclagem, extremamente importante para a diminuição da poluição.

Por fim, pode-se citar ainda contribuições da engenharia no tratamento de efluentes industriais, que além de evitar contaminação do meio ambiente, preserva a sociedade e comunidade ao redor de uma indústria.

Dessa forma, é possível perceber que o foco na sustentabilidade é de extrema importância para o futuro do meio ambiente e, por consequência, da sociedade. Observando-se esses exemplos, nota-se que desde os laboratórios até as grandes indústrias, a engenharia, profissão tão ligada à solução de problemas e avanço tecnológico,  fornece uma contribuição fundamental aos aspectos socioambientais tão importantes nos dias de hoje.”

Referências:

O que é ESG, a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade | Exame

Entenda o que é ESG e por que a sigla é importante para as empresas | ESG | Valor Econômico (globo.com)

Chemical engineers use artificial intelligence to accelerate advanced materials for carbon capture – Heriot-Watt University (hw.ac.uk)

Economia circular: entenda o que é, suas características e benefícios – Portal da Indústria (portaldaindustria.com.br)

 

engenharia

Por Júlia Rocha

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário