Guia das Instituições de Engenharia Química da UEM

“Dentro do curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), os alunos têm a oportunidade de se envolver em diversas instituições e atividades que complementam sua formação acadêmica e promovem o desenvolvimento pessoal e profissional. Essas instituições e atividades dentro do curso de Engenharia Química da UEM proporcionam aos alunos uma formação integral, que vai além do aspecto técnico e acadêmico, preparando-os para se tornarem profissionais qualificados, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. No texto a seguir, será apresentado algumas das instituições que possuem a participação e integração de estudantes de Engenharia Química.

Centro Acadêmico

Os Centros Acadêmicos geralmente surgem da iniciativa de estudantes motivados e comprometidos com o aprimoramento da experiência estudantil na graduação. Eles são formados com base em uma estrutura democrática, com eleições regulares para determinar a liderança, e costumam ser divididos entre cada curso. A criação desses centros muitas vezes é impulsionada pela necessidade de representação estudantil, defesa de interesses coletivos e promoção de atividades extracurriculares.

Entre as principais funções de um centro acadêmico, como citado anteriormente, temos a representação estudantil. Os CA’s atuam como representantes dos interesses dos alunos perante a administração do curso, e da universidade como um todo. Eles desempenham um papel essencial na comunicação de preocupações e demandas dos estudantes, garantindo que suas vozes sejam ouvidas em questões acadêmicas, de infraestrutura, políticas institucionais, entre outras.

Os centros acadêmicos também desempenham um papel essencial na promoção de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos alunos. Isso inclui eventos como palestras, workshops, competições técnicas, visitas técnicas a empresas, e até mesmo atividades sociais que fortalecem o senso de comunidade entre os estudantes de Engenharia.

A Universidade Estadual de Maringá, conta hoje, com mais de 30 CA’s, divididos entre seus cursos de graduação. Na engenharia, podemos citar o CAEQ, de Engenharia Química, o CAEPRO, de Engenharia de Produção, o CAMEC de Engenharia Mecânica, CADEA de Engenharia de Alimentos, e, também, o CAEC de Engenharia Civil.

Empresa Júnior

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma organização sem fins lucrativos composta por estudantes universitários, com o propósito de desenvolver líderes engajados e aptos a promover o empreendedorismo no país. Seus principais objetivos incluem proporcionar uma experiência prática em negócios para os estudantes, facilitar a integração entre o mercado de trabalho e a academia, operar de forma independente em relação à administração da universidade ou centro acadêmico, e elaborar projetos de consultoria relacionados à área de formação dos alunos.

Dentro da Universidade Estadual de Maringá existem EJ’s de quase todos os cursos, como a Dinâmica Consultoria, de Engenharia de Produção, Empec, de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Periódyca, de Química e Bioquímica, Themis Soluções Jurídicas, de Direito, entre outras. Já o Núcleo Maringá (NuMar), responsável pelo suporte às empresas juniores do polo de Maringá.

Criada em 2007 por alunos da Universidade Estadual de Maringá, a CONSEQ (Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior) é uma Empresa Júnior dedicada a oferecer serviços e desenvolver projetos de Engenharia Química e áreas afins. Seu objetivo principal é proporcionar aos estudantes do curso a oportunidade de adquirir experiência profissional durante a graduação. A CONSEQ faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ) e opera em conformidade com a LEI Nº 13.267 DE 6 ABRIL DE 2016. Ao longo de sua trajetória, a empresa já concluiu mais de 150 projetos em engenharia química, contando com o suporte técnico dos professores da universidade para garantir a qualidade de seus serviços.

Alguns dos projetos desenvolvidos pela CONSEQ foram: formulação de produtos, estudo e desenvolvimento do tratamento de efluentes, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), processo burocrático e técnico para a emissão dos documentos exigidos pela Vigilância Sanitária e de acordo com as legislações da ANVISA, regularização para emissão da AFE, neutralização de resíduos, entre outros.

AIChE Maringá

O AIChE, American Institute of Chemical Engineers, é uma associação profissional sem fins lucrativos dedicada aos engenheiros químicos. Estabelecido em 1908, seu objetivo inicial foi destacar a engenharia química como uma disciplina distinta, separada da química e da engenharia mecânica, atualmente já conta com mais de 60.000 membros em 110 países. O AIChE (Instituto Americano de Engenheiros Químicos).

O AIChE-Maringá foi o primeiro capítulo estudantil brasileiro fundado em 2011, seguindo seus valores: União; Dedicação; Ética e Diversidade; Crescimento Contínuo; Transparência e Profissionalismo. A missão do AIChE Maringá é integrar o estudante ao mercado de trabalho por meio das atividades realizadas pelo AIChE, como: desafios, visitas técnicas, palestras, capacitações, entre outras; e desenvolver as habilidades dos membros pela organização das atividades e da participação nas competições contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional. Outras informações sobre o AIChE Maringá já foram discutidos em outro artigo da BetaEQ: https://betaeq.com.br/conheca-o-aiche-maringa/

Programa de Educação Tutorial – PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pela CAPES-MEC, inicialmente como Programa Especial de Treinamento, posteriormente passou a ser denominado Programa de Educação Tutorial (PET). A partir de 2006, o PET é coordenado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu), e atualmente conta com 779 grupos em 114 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. O objetivo do PET é intervir na graduação oferecendo formação adicional aos acadêmicos por meio de atividades que abrangem ensino, pesquisa e extensão, sob orientação de um professor tutor. Avaliações da CAPES reconhecem o PET como uma iniciativa consistente e produtiva, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino de graduação e as relações com a comunidade.

No cenário da UEM existem diversos programas de ensino tutorial, que abrangem uma vasta diversidade e quantidade de cursos da mesma, incluindo o PET Engenharia Química UEM, o qual foi estabelecido em novembro de 1991 e conta atualmente com 17 membros coordenados por um professor tutor. Os membros estão distribuídos nos diferentes anos da graduação, garantindo a manutenção e o aprimoramento do conhecimento e cultura do grupo. Para atender aos objetivos do programa, são realizados cursos ministrados pelos próprios membros e por ministrantes externos, visitas técnicas a indústrias locais, palestras e eventos. Destacam-se iniciativas como o “PET na praça” e o “PET nas escolas”, que visam aproximar o programa da comunidade e incentivar o interesse dos alunos no ensino superior.

Programas Sociais

Estudantes de Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão liderando projetos sociais e ambientais inovadores, que vão além das fronteiras de seu próprio curso e envolvem uma colaboração interdisciplinar com outros cursos da faculdade. Dentro da UEM, os projetos que mais se destacam são a Enactus e a ESF.

A Enactus Brasil faz parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presença em 33 países. Sua missão é inspirar jovens universitários a promover mudanças positivas por meio da Ação Empreendedora. Seu papel envolve a conexão entre o mundo corporativo e acadêmico, estimulando a energia e a criatividade dos estudantes para desenvolver soluções sustentáveis. O resultado desse trabalho são iniciativas que geram impacto social e ambiental, beneficiando comunidades, empresas parceiras e contribuindo para a formação de uma nova geração de líderes comprometidos com um mundo e um país mais justos.

O Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) é uma organização não governamental (ONG) que defende o papel fundamental da engenharia na transformação social. Seu compromisso reside em impactar a sociedade por meio da engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado. Desde 2010, o ESF já implementou mais de 940 projetos, beneficiando mais de 110 mil pessoas por meio de suas iniciativas e atividades técnicas.”

Texto elaborado pela Equipe AIChE Maringá.

 

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