Conheça o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá

“O curso de Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá teve sua primeira turma iniciada no ano de 1971. Os docentes que ministravam as aulas da graduação estavam divididos entre os departamentos de Física (DFI/UEM), Química (DQI/UEM) e de Matemática (DMA/UEM). Para uma melhor organização destes, em 1973, o curso de Engenharia Química ganhou seu próprio departamento (DEQ/UEM).

A implementação de um departamento próprio facilitou o estabelecimento de princípios básicos da Engenharia Química na grade curricular do curso. A partir disso, a formação básica da engenharia foi colocada em prática através da introdução de disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Transferência de Massa, Termodinâmica e Cálculo de Reatores no currículo do curso.

O maior desafio do DEQ/UEM, nos seus primeiros quinze anos, foi a formação e manutenção de um corpo docente altamente qualificado. Devido a  dificuldades para a contratação de docentes mestres e doutores, a UEM decidiu pela contratação de graduados e sua posterior capacitação a nível de mestrado e/ou doutorado. Tal programa de capacitação gerou uma elevada demanda de recursos próprios da Universidade. No âmbito do Departamento, esta política resultou na contratação de 14 ex-alunos do Curso de Engenharia Química da UEM.

As atividades de pesquisa e extensão foram iniciadas em 1978, restritas às áreas de fertilizantes e energia. Em 1984 iniciou-se um processo de diversificação de atividades, com aplicações dirigidas à Biotecnologia/Química Fina, Processos Catalíticos e Processos de Adsorção. Destacam-se a Imobilização de Enzimas em Suportes Inorgânicos, Produção de Frutose, Produção de Carvão Ativado, Avaliação de Catalisadores para a Reforma de Metanol, Utilização de Sólidos Adsorventes para Purificação e Armazenamento de Biogás, e, mais recentemente, Síntese, Caracterização e Aplicações de Materiais Catalíticos/Adsorventes.

A diversificação das atividades de pesquisa e extensão gerou, em 1988, uma redefinição das áreas de interesse do DEQ/UEM. Em função das linhas de pesquisa em desenvolvimento, estabeleceram-se as seguintes áreas de pesquisa: Biotecnologia, Catálise Heterogênea, Processos de Separação, Simulação e Controle de Processos e Energia.

Dentro do DEQ você pode encontrar vários laboratórios, sendo alguns deles destinados para o ensino da graduação e outros para pesquisa científica. Os laboratórios I, II e III, são os destinados para a prática das matérias de Laboratório de Engenharia Química I, II e III respectivamente. Entretanto, esses laboratórios do departamento também são compartilhados com os cursos de engenharia de alimentos e engenharia de produção.

As matérias de Laboratório de Engenharia Química se iniciam a partir do 3° ano da graduação e se encerram no 1° semestre do 5° ano. Nelas os alunos ampliam seus conhecimentos em Fenômenos de transporte, Termodinâmica, Operações Unitárias, Cinética, Simulação de processos e entre outras matérias a partir de experimentos práticos.

Os laboratórios destinados à pesquisa científica envolvem os alunos de iniciação científica, alunos da pós-graduação, técnicos de laboratório e professores. No departamento, estão presentes o laboratório de adsorção e troca iônica (LATI), o laboratório de processos de separação (LPS), o laboratório de gestão, controle e preservação ambiental (LGCPA) e entre outros. Algumas das linhas de pesquisa adotadas pelo DEQ são o estudo do equilíbrio de fases e propriedades termodinâmicas, cinética e reatores químicos, modelagem, controle e automação de processos, catálise e entre outros.

O objetivo final do DEQ/UEM sempre foi o de oferecer ensino, pesquisa e extensão da mais alta qualidade e manter um corpo docente qualificado para o desempenho permanente destas atividades. O curso de graduação em Engenharia Química da UEM destaca-se no cenário nacional e tem sido classificado, desde 1983, entre os melhores cursos do país.”

Artigo produzido pela Diretoria de Marketing do AIChE-Maringá.

Referências:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Departamento de Engenharia Química. Histórico. Disponível em: http://www.deq.uem.br/historico. Acesso em 25 de Agosto de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Departamento de Engenharia Química. Graduação. Disponível em: http://www.deq.uem.br/graduacao. Acesso em 25 de Agosto de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Programa de Pós graduação em Engenharia Química. Linhas de pesquisa. Disponível em: http://www.peq.uem.br/linhas-de-pesquisa. Acesso em 27 de Agosto de 2023.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Plataforma de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – PITE. Laboratórios. Disponível em: http://www.cpr.uem.br/pite/index.php/infraestrutura-tecnologica/laboratorios?cck=laboratrios&lab_search_geral=&lab_campus=&lab_vinculo=DEQ+-+Departamento+de+Engenharia+Qu%C3%ADmica%C2%A0&lab_multiusuario=&lab_prestacao_de_servicos=&search=laboratrios&task=search. Acesso em 21 de Agosto de 2023.

Foto de capa: Foto da entrada frontal do DEQ.

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

 

Deixe um comentário