A Importância de uma Cultura de Feedback para Engenheiros Químicos

O feedback é uma ferramenta cuja base se dá por meio do diálogo: uma conversa sincera sobre o desempenho e conduta de um indivíduo, tendo como principal objetivo orientar e estimular ações no alvo desta ferramenta. Mesmo sendo uma abordagem subjetiva, há uma série de técnicas por trás da cultura de feedback, desde como passar e coletar as informações necessárias até a implementação dela em ambientes de trabalho.

Como o primeiro público de uma empresa ou instituição é o interno, isto é, os membros e funcionários, a comunicação eficaz desempenha um papel fundamental no sucesso das equipes e organizações. No contexto do meio de trabalho do capítulo do AIChE da UEM (Instituto Americano de Engenheiros Químicos da Universidade Estadual de Maringá), a implementação de uma cultura de feedback é essencial para promover o crescimento contínuo, o desenvolvimento profissional e a excelência nas atividades voltadas para os graduandos de Engenharia Química, o que caracteriza o principal objetivo da instituição.

O foco deste artigo não é passar uma receita de como fazer feedbacks, pois cada empresa e instituição possui a sua própria realidade que pode não ser condizente com a abordagem técnica sugerida abaixo. Mesmo assim, vale ressaltar que o primeiro passo para um feedback eficiente é estabelecer uma boa comunicação, ou seja, um canal satisfatório entre emissor (quem passa o feedback) e receptor (quem o recebe). Para isso, deve-se dar atenção às palavras utilizadas, utilizar a comunicação não-violenta (CNV) e promover um diálogo sincero para que o receptor possa absorver as informações.

Vamos começar explorando o que é um feedback, os elementos de um feedback eficaz, os tipos de feedbacks, a importância do feedback para engenheiros químicos para, por fim, chegar em como a promoção de uma cultura de feedback durante a graduação pode auxiliar na futura vida profissional desses profissionais.

O que é um Feedback?

O feedback é um processo de comunicação em que informações são compartilhadas para avaliar o desempenho ou comportamento de uma pessoa. É um instrumento valioso para fornecer orientação, reconhecimento e oportunidades de crescimento. O feedback pode ser positivo, quando reforça comportamentos e resultados desejáveis, ou construtivo, quando aponta áreas de melhoria e sugere mudanças. Cabe ainda salientar que um ‘’feedback’’ totalmente negativo não se caracteriza como uma ferramenta para se aprimorar a comunicação de melhoria de qualquer ambiente de trabalho.

Elementos de um feedback eficaz:

Para que um feedback seja eficaz não podemos fazê-lo de qualquer forma, é necessário que possua elementos e estrutura, assim o ouvinte terá melhor entendimento e incentivo.

  1. Se prepare antes: anotações sobre a informação que será passada, mesmo que palavras-chave, ajudam a manter uma organização na fala e previne o esquecimento de algum ponto importante;
  2. Escolha o local ideal: lugares sem privacidade e com movimento de pessoas devem ser evitados. Escolha um ambiente confortável para diminuir a tensão e permitir que o ouvinte escute sem o receio que alguém vai ouvir;
  3. Organização durante a conversa: estabelecer com o ouvinte quando ele pode falar, pois a interrupção do interlocutor pode causar confusão durante o repasse do feedback. Uma dica é sempre perguntar “e como você se sente em relação a isso?”;
  4. Ordem do feedback: antes de repasses construtivos cite qualidades do ouvinte, isso diminui a tensão e ajuda na motivação;
  5. Utilize exemplos reais que realmente aconteceram: isso ajuda a manter o feedback claro e objetivo;
  6. Finalização: no final do feedback, dê ênfase novamente nos principais pontos da conversa e retome as qualidades do profissional.

Tipos de Feedbacks:

A priori, existem dois tipos básicos de feedbacks, que é o positivo e o construtivo, todavia, podemos fazê-los de duas formas:

  • Feedback formal: é uma avaliação estruturada e planejada, conforme foi explicitada anteriormente, sendo conduzida em momentos específicos e por partes específicas de uma organização. No caso do AIChE-Maringá, ele é realizado pela gerência de recursos humanos por meio de formulários e entrevistas mensais e também ao final de cada semestre em uma avaliação mais abrangente sobre o trabalho feito, permitindo traçar estratégias que visam a melhoria da instituição;
  • Feedback informal: ocorre de forma contínua e espontânea, no dia a dia do trabalho. Tanto superiores quanto colegas de equipe podem dá-lo. Esse tipo de feedback é valioso para fornecer orientação imediata e reconhecimento instantâneo.

Importância do Feedback para Engenheiros Químicos:

Para engenheiros químicos, a cultura de feedback é ainda mais relevante devido à natureza técnica e complexa de seu trabalho. Vejamos algumas razões pelas quais o feedback é essencial para esses profissionais:

  • Crescimento contínuo: o feedback fornece insights sobre pontos fortes e de melhoria, permitindo que os engenheiros químicos aprimorem suas habilidades técnicas, conhecimentos e competências, preparando-os a enfrentar desafios complexos presentes em suas vidas profissionais.
  • Desenvolvimento profissional: ao receber feedback, os engenheiros químicos têm a oportunidade de identificar lacunas em suas habilidades e conhecimentos, definir metas de desenvolvimento e buscar oportunidades de aprendizado. Isso contribui para o aprimoramento seja de suas soft skills ou até mesmo das suas hard skills, permitindo que se tornem profissionais mais capacitados.

Além disso, a cultura de feedback durante a graduação oferece aos futuros engenheiros químicos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais de comunicação, como a capacidade de ouvir ativamente e lidar com críticas de forma construtiva. Essas habilidades são fundamentais para o trabalho em equipe, algo essencial para a vida profissional de um engenheiro químico.

Promover uma cultura de feedback durante a graduação também ajuda a criar um ambiente de confiança e colaboração entre os estudantes. Isso incentiva o diálogo, estimula a criatividade e impulsiona a resolução de problemas de maneira eficiente. Além disso, ao se acostumarem com o feedback desde cedo, os futuros engenheiros químicos se tornam mais resistentes e adaptáveis a críticas, estando melhor preparados para lidar com futuras situações desafiadoras no ambiente profissional.

Conclusão

Uma cultura de feedback é fundamental para o sucesso profissional dos engenheiros químicos, seja em uma empresa, indústria, chão de fábrica ou em sala de aula. O feedback fornece orientação, reconhecimento e oportunidades de crescimento, promovendo o crescimento contínuo e o desenvolvimento profissional.

Durante a graduação, a adoção de uma cultura de feedbacks proporciona aos estudantes a chance de aprimorar suas habilidades de comunicação, adquirir confiança e desenvolver a mentalidade para absorver críticas de forma construtiva. Ao levar consigo essa cultura de feedbacks para a futura vida profissional, os engenheiros químicos estarão melhor preparados para enfrentar os desafios da indústria e contribuir para o avanço da engenharia química.

 

Referências:

CONSONI, Bianca. A importância do feedback. Fundação Educacional do Município de Assis–FEMA-Assis, 2010.

MISSEL, Simoni. Feedback corporativo-Como saber se está indo bem. Saraiva Educação SA, 2017.

ULLMANN, Janessa Ione; FUMAGALLI, Luis André Wernecke. O feedback como processo de aprendizagem organizacional. Revista da FAE, v. 21, n. 1, p. 137-155, 2018.

FIA. Feedback: o que é, importância e como fazer (guia completo). 2018. Disponível em: https://fia.com.br/blog/feedback/.

 

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