Desenvolvimento e melhoria de produtos na Indústria Química

A indústria química é composta por empresas responsáveis pela fabricação de itens industriais, como polímeros, tintas, farmacêuticos, etc. A produção de materiais específicos como carbonato de sódio e potássio tiveram um grande crescimento em decorrência do avanço da Revolução Industrial. Contudo, a origem da indústria química se deu antes desse período, no início do século XIX.

Nessa conjuntura, uma gama de princípios químicos já eram utilizados para a fabricação de itens essenciais no cotidiano daquela época, como sabões, bálsamos e colas. No decorrer da humanidade, as necessidades dos seres humanos tornaram-se cada vez mais complexas, fato que culminou para o desenvolvimento de produtos que pudessem atender às necessidades dos indivíduos.

O desenvolvimento de um produto é um método de suma importância para empresas que possuem o intuito de competir no mercado por meio da elaboração e introdução de novos itens. Sendo assim, com o aumento de fatores como a competitividade, busca pela redução de custos, produção acelerada e aumento dos lucros, o principal diferencial de um produto se torna a sua qualidade. Desse modo, a busca incessante pela melhoria de processos na elaboração de produtos tem sido cada vez mais presente nas empresas que compõem a indústria química.

Nessa perspectiva, a inserção de metodologias que busquem otimizar processos e garantir a qualidade do produto tem sido cada vez mais explorada no universo das indústrias químicas, visto que, para uma empresa conseguir se estabelecer num ambiente competitivo, deve trabalhar com um padrão de qualidade mínimo. Tal situação está relacionada com o fato de que nesses ambientes a qualidade de um produto não é um diferencial, mas um pré-requisito para sobreviver no mercado.

Nesse sentido, é indiscutível que a qualidade de um produto é a soma de vários fatores. Logo, não se pode restringir a qualidade de um determinado item como uma única característica, mas a junção de fatores que o levaram a apresentar destaque e diferenciação em seu estágio final.

Dessa forma,  a escolha de uma área para realizar a melhoria, a definição de uma equipe bem estruturada, a utilização da cultura de feedbacks entre os funcionários para valorizar o trabalho executado e a identificação de um padrão a ser seguido na linha de produção são fatores que interferem diretamente na qualidade do produto.

As ferramentas utilizadas na melhoria de produtos visam a implementação de melhorias no processo produtivo. Essas técnicas são aplicadas tanto na fase anterior da implantação, como nas regras de preferência, listagem de opções e nos processos de escolhas, quanto no período posterior, a exemplo da análise de resultados e avaliação dos efeitos. Além disso, é válido ressaltar que essas ferramentas que visam a melhoria dos produtos na indústria química são classificadas de quatro formas: lógica de operação, alcance visual, sequência de ações e facilidade de uso.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MELHORIA DE PRODUTOS

1. Diagrama de Ishikawa

Desenvolvido pelo engenheiro de qualidade Karou Ishikawa, consiste num gráfico cujo sua finalidade é auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema que possa afetar o produto. Sua grande vantagem é a aceleração na tomada de decisões

2. Ciclo PDCA

Metodologia que se baseia em analisar, planejar, implementar, mensurar e, posteriormente, repetir esse processo, com o intuito de realizar o aprimoramento contínuo de processos para que o produto final possua uma alta qualidade.

3. Lean Manufacturing

Conhecido como manufatura enxuta, surgiu como uma alternativa para melhoria da cadeia produtiva ao estruturar uma fabricação mais eficiente, capaz de combater o desperdício e reduzir os custos. Logo, por conta dessas otimizações, o produto final apresenta mais qualidade para o seu consumidor final.

Diante dos fatos supracitados, é inegável que o avanço dos desenvolvimentos de produtos melhora a qualidade de vida dos indivíduos ao longo da humanidade. Nesse sentido, o aprimoramento e melhoria desses itens é de suma importância para garantir um padrão de qualidade para aqueles que consomem os produtos, além de ser uma alternativa para as indústrias aumentarem sua competitividade frente ao mercado em que estão inseridas.

Dessa maneira, a partir da utilização das ferramentas mencionadas anteriormente e a dimensão da importância de suas aplicações, as empresas responsáveis pela fabricação de produtos do ramo da indústria química conseguem atuar de maneira cada vez mais estratégica a partir do fornecimento de produtos de alta qualidade.

REFERÊNCIAS:

SAKAGUCHI, Patrícia. COMPORTAMENTO HUMANO E QUALIDADE DE PRODUTOS: UM ESTUDO NA INDÚSTRIA QUÍMICA. Sistemas EEL-USP.  p. 1-87, 6 set. 2014. Disponível em https://sistemas.eel.usp.br/bibliotecas/monografias/2014/MEQ14073.pdf

Revista Brasileira de Engenharia Química, www.abeq.org, 2014. Disponível em: https://www.abeq.org.br/comunicacao/rebeq/REBEQ_30_1_2014/Completo/REBEQ_v30n1.pdf. Acesso em: 28 de Junho de 2022.

 

indústria química

Por Ana Carolina Morena,

Gerente de Inbound Marketing da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário