Engenharia de Compras na área Química

O que é Engenharia de Compras? Com a emergência do modelo Toyotista, surgiu, ao longo das últimas décadas, uma nova perspectiva operacional e tática na área de compras. Diante disso, em tempos de aumento de alianças estratégicas e profundo intercâmbio eletrônico de dados, essa nova visão pauta-se na gestão da cadeia de suprimentos e acumulação flexível para, assim, otimizar o processo produtivo, minimizando o desperdício. Uma das ferramentas responsáveis por implementar essas iniciativas de gestão na aquisição de produtos e serviços necessários para as operações de uma empresa, portanto, é a Engenharia de Compras, que visa maximizar o valor agregado das aquisições, contribuindo para a eficiência e competitividade.

Perfil do engenheiro de compras

É fundamental que esses profissionais tenham habilidades organizacionais, de negociação e de influência fortes para gerenciar efetivamente aquisições de equipamentos e relacionamentos com fornecedores, como:

  • Habilidades de negócios, como análise de mercado, negociação com parceiros, gerenciamento de relacionamentos internos e externos, desenvolvimento de sourcing global, gestão de mudanças e planejamento.
  • Habilidades interpessoais, incluindo assumir riscos, comunicação escrita e oral, resolução de conflitos, influência e persuasão, dinâmica de grupo, liderança, resolução de problemas e consciência internacional e cultural.
  • Habilidades técnicas como análise de custos, conhecimento de produtos, conhecimentos de informática, gestão da qualidade total e legislação governamental.

Aplicações na área química

Na área química, o engenheiro de compras desempenha uma atribuição fundamental na obtenção dos materiais, produtos químicos e equipamentos necessários para a operação da empresa de forma eficiente e econômica. A Engenharia de Compras pode contribuir para iniciativas de inovação colaborando com fornecedores para adotar novas tecnologias e materiais que otimizem a transformação da matéria em bens de consumo para a sociedade. Além disso, o engenheiro de compras monitora o desempenho dos fornecedores, avaliando sua capacidade de atender às especificações técnicas, os requisitos de segurança e o meio ambiente.

Pensando no cotidiano industrial da química, o papel de monitoramento exercido por esses profissionais ratifica a conformidade com a legislação, uma vez que garante o uso de materiais ecologicamente corretos e a mitigação de problemas de qualidade dos bens produzidos. Além da análise do fornecedor, para adquirir matérias primas e produtos químicos assertivamente, o engenheiro de compras deve:

  • Determinar a demanda: Sabendo que as matérias-primas químicas têm um prazo de validade e muitas vezes é curto, elas devem ser adquiridas conforme os produtos estiverem próximos de acabar, pois é importante manter o inventário no just-in-time, ou seja, ter exatamente matérias-primas suficientes para atender à demanda sem armazenar nenhum excesso de estoque.
  • Analisar a logística: Os custos de transporte e logística podem representar uma porcentagem significativa do custo dos materiais. É por isso que é importante otimizar as compras e aquisições com base nas quantidades completas de carga de caminhão ou navio: uma carga parcial geralmente é duas vezes mais cara do que uma carga completa. Além dos custos de frete, precisa-se considerar a logística de levar a matéria-prima da fonte do fornecedor até seu destino final, a instalação de produção ou laboratório, pois alguns insumos necessitam de um determinado tipo de armazenamento especial.

Assim, depreende-se que o papel do engenheiro de compras na química é, basicamente, identificar as necessidades de aquisição, contratar os fornecedores, garantir a qualidade dos produtos adquiridos, controlar os custos e negociar para assegurar o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969701299000180 

https://www.datacor.com/the-datacor-blog/chemical-procurement-best-practices 

https://www.linkedin.com/pulse/engenheiro-na-%C3%A1rea-de-compras-procurement-sim-e-com-taga-cpsm-mba?utm_source=share&utm_medium=member_android&utm_campaign=share_via 

 

Por Daniel Almeida

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

 

Deixe um comentário