Melhoria Contínua: entenda como o Lean Manufacturing pode impulsionar o seu negócio

O lean surgiu no Japão, na década de 50, mais precisamente na linha de produção da Toyota em Nagoya. O engenheiro e chefe de produção Taiichi Ohno foi o responsável por desenvolver o Toyota Production System (TPS) – hoje conhecido como Lean – com o objetivo de produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Esse sistema foi pautado em duas grandes vertentes, o Just in Time, com a ideia de produzir somente o que é necessário, e o Jidoka, termo utilizado para nomear a automação com a possibilidade de intervenção humana.

O professor e CEO português João Paulo Pinto define o lean como (…)  uma abordagem inovadora nas práticas de gestão, orientando a sua ação para a eliminação gradual de desperdício através de procedimentos simples. Procurando a perfeição dos processos, sustenta-se numa atitude de permanente insatisfação e de melhoria contínua, fazendo do tempo uma arma competitiva.”

Como o Lean pode impulsionar seu negócio

A partir da adoção do conjunto de ideias que compõem o Lean, é possível ter processos mais eficientes e práticos. Para isso, existem 5 conceitos básicos que podem ser postos em prática após um curto período de tempo.

O valor é o primeiro e mais importante deles, o objetivo é compreender o que, na visão do cliente, é importante ser feito para suas expectativas serem alcançadas. Em seguida o outro conceito é o do fluxo de valor, com o objetivo de analisar o seu serviço/processo em pequenas partes, avaliando o que realmente agrega valor para o cliente e o que é desperdício de tempo e/ou dinheiro.

Outro conceito é o fluxo contínuo, buscando eliminar as interrupções dos processos executados, e assim realizando entregas de valor o mais rápido possível. A produção puxada é o quarto conceito apresentado, nele o objetivo é compreender que o seu serviço deve entregar exatamente o que foi solicitado pelo cliente, sendo mais uma forma de evitar desperdícios. Por fim, e também muito importante, existe o conceito de perfeição, cujo objetivo é melhorar continuamente a execução de todas as atividades realizadas, buscando tangenciar a perfeição.

Para pôr em prática os conceitos do Lean com excelência podem ser utilizadas diversas ferramentas, como os cartões Kanban que auxiliam na gestão de estoque e evitam a superprodução desnecessária. A metodologia utilizada utilizada pode ser da seguinte forma: Em uma linha de produção ou em um estoque, cada peça possui um cartão, quando essa peça é vendida ou utilizada o cartão é retirado e armazenado. Ao final de um ciclo, que pode ser diário, semanal ou até mensal, os cartões são contabilizados, possibilitando identificar o que é muito produzido/vendido e o que deve ser reposto no estoque.

Outro conceito muito utilizado, visando estruturar um ambiente de trabalho mais eficiente, é o 5S. Ele abarca 5 ideias, que em uma tradução livre podem ser vistos como: SeiriSenso de utilização, SeitonSenso de organização, Seiso Senso de limpeza, SeiketsuSenso de padronização, ShitsukeSenso de disciplina. Com a internalização do 5S, é possível ter um ambiente de trabalho que potencialize o desempenho da equipe colaborativa, melhorando também a qualidade do produto ofertado.

Para pôr em prática tudo o que foi apresentado, é de suma importância ter seu time de colaboradores totalmente unido e trabalhando em prol desse mesmo objetivo. A mudança deve ocorrer primeiro na mentalidade das pessoas, facilitando a execução.

Case de sucesso: Intel

A gigante norte-americana da produção de processadores decidiu, no passado, implementar o Lean Manufacturing. Com o objetivo de ter sua produção em fábricas inteligentes, e ter a possibilidade de acompanhar 100% do processo em tempo real, para facilitar as tomadas de decisões, a Intel uniu uma tecnologia de ponta, a internet das coisas e um excelente sistema de informações. Com uma grande quantidade de métricas mapeadas e todo um suporte tecnológico, unido aos conceitos do Lean foi possível melhorar significativamente a qualidade do produto final e se estabelecer como líder no mercado.

Referências

CARVALHO, Marcos Tschan. Lean Manufacturing na indústria de revestimentos de cortiça. Dissertação de mestrado, 2010

Lean: o que é, qual sua filosofia e como ajuda sua empresa. Disponível em: <Lean: o que é, qual sua filosofia e como ajuda sua empresa | CI&T (ciandt.com)> . Acesso em: 13/12/2021

Jidoka: o que é e como essa ferramenta Lean poderá ajudar? Disponível em: <Jidoka: o que é e como essa ferramenta Lean poderá ajudar? – FM2S> . Acesso em: 13/12/2021

Lean manufacturing v.s. Modelo tradicional: buscando la eficiencia. Disponível em: <Lean manufacturing v.s. Modelo tradicional: buscando la eficiencia | Logística | Apuntes empresariales | ESAN>. Acesso em: 15/12/2021

5 empresas de sucesso que adotam a metodologia do lean manufacturing. Disponível em: <Lean Manufacturing: 5 Empresas Destaque no Mercado – EESC jr. – USP>. Acesso em: 15/12/2021

Lean Manufacturing: o que é, ferramentas e como implementar. Disponível em: <Lean Manufacturing: o que é, ferramentas e como implementar – TOTVS>. Acesso em: 16/12/2021

 

lean

Por Raul Guedes

Integrante da empresa Prisma Jr. – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

 

Deixe um comentário