O Papel do Engenheiro de Fluidos na Perfuração de Sólidos

A engenharia é uma área de extrema importância para toda a sociedade e que está representada em vários momentos e invenções que temos atualmente. O mundo que conhecemos hoje não seria possível sem a engenharia, já que a maioria das mudanças e progressos da sociedade não existiriam, e tal fato corrobora com a afirmativa de que a engenharia é fundamental para desenvolver e melhorar tecnologias, agregando segurança e eficácia para todas as pessoas que são beneficiadas pelas soluções, já que as mesmas são elaboradas com as aplicações dos conhecimentos científicos, sociais e econômicos dos profissionais da área. .

A engenharia é uma ciência que visa adquirir e aplicar os conhecimentos na criação, aperfeiçoamento e implementação de várias utilidades, como máquinas e aparelhos, bem como sistemas e estruturas, e por estar diretamente relacionada ao crescimento, sua importância aumenta a cada ano, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil, já que aumenta a infraestrutura do país para melhorar os serviços oferecidos à população. Esta é uma área bastante abrangente e que engloba diversos ramos mais especializados com muitas possibilidades de atuação e desenvolvimento tecnológico. Todos os meios de atuação da engenharia possuem seu valor e grau de importância, e nesse artigo iremos falar de um deles: a engenharia de fluidos. Existem quatro ramos nesse tipo de engenharia: pneumática, lubrificação hidráulica e refrigeração. 

A pneumática consiste no uso de ar comprimido visando a realização de trabalhos para a preparação de energia que atuará em um corpo. Esses sistemas geralmente são compostos por, em média, quatro subsistemas: geração de ar comprimido, preparação do ar comprimido, distribuição do ar comprimido e a aplicação final desse material. Na hidráulica, é utilizado um óleo para transmitir energia, potência ou movimento às máquinas que compõem o sistema, bem como a lubrificação, que é uma outra possibilidade de atuação, trabalha para impedir o atrito e o eventual desgastes dos sistema utilizado e para isso é preciso usar um lubrificante e um método de lubrificação adequado para a situação. Por último, mas não menos importante, a refrigeração pode ser entendida como o processo de remoção de energia térmica, já que se o calor é extraído de líquidos ou de sólidos, isso ocorre a partir do princípio físico da transferência de calor.

Uma das aplicações dos conhecimentos desse profissional é a perfuração de poços, que geralmente é realizada através de uma sonda.  Na perfuração rotativa, rochas são perfuradas pela ação de rotação e pelo peso aplicados a uma broca que fica na extremidade de uma coluna de perfuração, mas isso deixa fragmentos de rochas que devem ser removidos continuamente através de um fluido de perfuração que é injetado por bombas no interior da coluna de perfuração e que retorna para a superfície através de um espaço formado pelas paredes do poço e a coluna.  Com a passagem do fluido de perfuração no poço, dá-se início a um processo de tratamento ou então um condicionamento desse fluido que é realizado na superfície, onde ocorre a eliminação de partículas sólidas ou de gases que se incorporam durante o período de perfuração do poço, e em casos específicos conforme a necessidade, há a adição de aditivos químicos para o condicionamento das propriedades do fluido de perfuração para ser utilizado novamente em uma nova circulação no poço. 

Muitos são os avanços já feitos nesse e em outros ramos, mas a engenharia ainda tem muito a oferecer para a sociedade, já que a engenharia do futuro está relacionada com o uso de novas ferramentas, principalmente as digitais que vão desde a utilização de meios de informação até o que existe de mais avançado no campo da realidade virtual.  

 

Referências:

Acesso em: 27/04/23 

file:///C:/Users/admin/Downloads/TCC_-_2015.1_-_Julio_Cesar_Marinho_da_Costa.pdf

https://www.eplan.com.br/disciplinas/engenharia-de-fluidos/

http://www.imontepascoal.com/noticias/27052021/o-papel-da-engenharia-no-desenvolvimento-da-sociedade-como-um-todo/#:~:text=O%20engenheiro%20pode%20ser%20capacitado,melhor%20bem%2Destar%20da%20sociedade.

 

Por Késia Dias

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário