Os desafios e perspectivas da Inovação na indústria

Antes de qualquer coisa, deve-se pensar na seguinte frase: o que é inovação, mais precisamente, o que é inovação na indústria? No dicionário, inovação é o ato ou efeito de inovar, novidade. Por sua vez, inovar é renovar, introduzir novidade em. Aplicando tais conceitos na indústria, é possível entender que além de trazer algo novo ou melhorar algo já existente, esse processo também está intimamente relacionado ao fator econômico.

Ademais, destaca-se que este é um processo impulsionado e continuado por diversos fatores atualmente. A indústria 4.0, um deles,  termo com suas origens na Alemanha, está fortemente ligada à computação e automação da indústria, inteligência artificial, machine learning, entre outros.

Além desse, a internet das coisas, termo que se refere a interconexão digital de objetos e a sua interconexão entre si, também é um fator de extrema importância no âmbito da inovação industrial.

Todo esse desenvolvimento apresenta diversos desafios e perspectivas, dos mais variados, ao redor do mundo. Intimamente ligada à inovação, a engenharia química faz parte e está presente nesse processo. Alguns exemplos do passado são a produção de plásticos, sob constante inovação, os fertilizantes, as fibras artificiais, que possibilitaram a produção mais barata de roupa, dentre outros.

Voltando ao presente e ao futuro, a inovação continua a todo vapor, fornecendo soluções para problemas, melhorando algo ou trazendo vantagem econômica. Temas como reciclagem, bioplásticos, combustíveis mais ecológicos estão em alta e demandam inovação.

Entretanto, nota-se que apesar de muito necessário, o processo de inovação na indústria enfrenta muitos desafios em seu caminho. Dos mais gerais, percebe-se que os fatores econômicos muitas vezes atuam como entrave no mundo como um todo. Falando mais especificamente do Brasil, pode-se destacar que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é ainda baixo, aproximadamente 1% do PIB(Produto Interno Bruto), se comparado ao de outras nações, como Coreia do Sul e Alemanha.

Em acréscimo, pode ser observado que a inovação surge com uma pessoa ou um grupo, e para que isso aconteça é necessário que o ambiente profissional seja propício a isso, é preciso que dentro das indústrias, universidades e centros de pesquisa exista espaço, o que muitas vezes é inibido por demandas de certeza sobre resultados, falta de incentivos e recompensa.

Apesar disso, no país existe a Lei do Bem, lei nº 11.196 de 2005, que trata da concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Além desta, existe a Lei da Inovação, lei nº 10.973 de dezembro de 2004, a qual realiza ponte entre instituições de ensino e empresas, de principal objetivo “criação de ambientes especializados e cooperativos em que a inovação pode ser estimulada”.

Por fim, é importante ressaltar que a inovação na indústria é um tema muito amplo e com diversas vertentes. Entretanto, é fato que este processo não é restrito apenas a grandes empresas, pólos industriais ou universidades, é um processo que pode surgir de pequenas empresas, estudiosos, profissionais das mais variadas áreas. 

 

Referências:

REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA QUÍMICA REBEQ_v31n2.pdf (abeq.org.br)

  • Inovação na Engenharia Química Um processo que sempre existiu Por Henrique Brum e Luciano Guimarães
  • Inovação EQ NA PALMA DA MÃO Por Hely de Andrade Júnior

Internet das coisas: veja o que muda com a chegada do 5G (uol.com.br)

Engenharia Química: As 10 Maiores Descobertas (guiadacarreira.com.br)

Debatedores criticam baixo nível de investimento em ciência e tecnologia — Senado Notícias

O que sabemos sobre a efetividade dos incentivos fiscais para P&D da Lei do Bem? – Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ipea.gov.br)

O que é a Lei do Bem?

O que é a Lei da Inovação? – SEMAGRO

 

inovação na indústria

Por Júlia Rocha

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário