Eliminação de gargalos: A otimização de processos na indústria

Já imaginou o que as grandes empresas fazem para aumentar os seus lucros e diminuir as suas perdas? Quando se tem um sistema de produção de alta complexidade a chance de existirem perdas durante o processo é alta, e encontrar a causa e local onde ocorrem essas perdas acaba sendo uma tarefa árdua.

Daí surge a otimização de processos, hoje podendo ser aplicada com o uso constante de tecnologias cada vez mais avançadas, é uma das principais formas de garantir a competitividade de uma indústria no mercado.

A otimização de processos possui como proposta a minimização de desperdício de tempo e de recursos através do uso inteligente de metodologias que promovem a agilidade e eficiência dos processos industriais. Com a aplicação destas metodologias cada etapa do processo produtivo será monitorada e otimizada a partir dos indicadores de desempenho, estes propõem uma visão ampla sobre a eficiência de cada etapa do processo produtivo.

otimização de processos

Para implementação da otimização de processos numa determinada indústria inicialmente é preciso analisar todo o processo produtivo em busca de gargalos. Além da produção, outras áreas do empreendimento podem passar pelo processo de otimização, como por exemplo o sistema de comunicação interna.

Uma otimização de processos irá melhorar o fluxo de informações da empresa e consequentemente aumentar a produtividade dos colaboradores. Com a implementação de uma metodologia, os colaboradores não precisarão mais perder tempo à procura de informações e haverá a centralização de todos os dados e os fluxos de trabalhos completos.

A seguir um passo a passo da implementação de uma otimização de processos na indústria:

  • MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Como foi dito, a primeira etapa da otimização de processos é o mapeamento das etapas de cada processo do empreendimento. É de extrema importância analisar detalhadamente macro e microscopicamente cada uma das etapas, pois é assim que será percebido qual a etapa em que a otimização será diretamente implementada. 

Para essa etapa também é necessária a construção do fluxo de tarefas, detalhando as entradas e saídas do processo. Geralmente usa-se o fluxograma como ferramenta para essa etapa, o mesmo é um excelente aliado na solução de problemas e mapeamento de processos.

  • IDENTIFICAÇÃO DE GARGALOS

Com o mapeamento de processos realizado torna-se mais fácil a identificação e mapeamento completo dos gargalos (falhas) do sistema e sua raiz. Nesta etapa é importante perceber como tais falhas ocorrem durante a produção em tempo real e porque ocorrem, para que a partir daí seja possível a correção de tais gargalos. 

Durante esta etapa são utilizadas ferramentas que possibilitem a identificação da raiz da falha, como por exemplo o Diagrama de Pareto ou o Diagrama de Ishikawa.

  • ELIMINAÇÃO DE ETAPAS DESNECESSÁRIAS

A partir da identificação dos gargalos na etapa anterior, nesta etapa será pensado em soluções para as falhas diagnosticadas. Além disso, também serão identificadas e removidas etapas desnecessárias ou etapas que não geram impacto positivo no processo.

Ademais, além da identificação destes pontos é importante realizar a coleta de indicadores de otimização e contactar os colaboradores sobre tais gargalos para checar se os mesmos possuem sugestões de melhorias para tais processos. Assim, será possível estabelecer uma otimização de processo realista e conforme a demanda de produtividade da equipe.

Com a implementação desta etapa é esperado que torne-se possível observar a otimização da produção, tornando todo o processo de produção mais enxuto e eficaz.

  • MONITORAR OS RESULTADOS E DOCUMENTAR O NOVO MODELO

Após a implementação de melhorias no processo produtivo é hora de mensurar os resultados. Para isso são considerados os indicadores de cada processo de forma a perceber o impacto da mudança diante de cada etapa da produção. Caso os resultados obtidos não sejam satisfatórios, se faz necessário retornar a etapa anterior e repensar as decisões que foram tomadas, desta vez considerando o resultado insatisfatório obtido.

Caso os resultados obtidos sejam satisfatórios, torna-se necessária a documentação completa da otimização implementada no processo de forma a proporcionar um processo produtivo padronizado. Além disso, é importante oferecer treinamento adequado aos colaboradores para que os mesmos possam adaptar-se ao novo modelo de produção o mais rápido possível.

Desse modo, com a implementação da otimização de processos, uma indústria pode tornar-se cada vez mais competitiva e lucrativa. Como dito anteriormente, a otimização de processos pode ser adequada a qualquer processo de uma indústria, sendo apenas adaptada.

Agora que você já viu como a otimização de processos pode aumentar os resultados de uma indústria ou qualquer outro empreendimento saiba mais sobre nosso serviço de otimização de processos ou entre em contato conosco para solicitar o seu orçamento.

otimização de processos

Por Flávia Machado

Integrante da Prisma – Empresa Júnior de Engenharia Química da UFBA

Site institucional: https://prismaengenhariajr.com.br/

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá! 👋
Podemos te ajudar?