Deseja ter um diferencial no Mercado? Entenda como o P&D pode alavancar o seu negócio

“Deseja ter um diferencial no Mercado? Entenda como o P&D pode alavancar o seu negócio. É consenso entre os mais diversos economistas que o motor do crescimento econômico é a inovação. Afinal, é ela que faz com que as empresas detenham um diferencial e, desse modo, alavanquem suas vendas. Ao longo deste artigo você poderá compreender como o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pode agregar valor ao seu negócio e com isso mantê-lo competitivo no mercado.

  • O que é P&D?

Denomina-se Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) um conjunto de soluções destinadas a aprimorar um produto/processo, ou viabilizar o desdobramento de uma nova ideia (OECD,2015). Ao passo que “pesquisa” é a atividade que busca por inovação, o “desenvolvimento” visa implementar esses novos recursos, de forma que a junção de ambos acarreta em um produto final moderno e de alto valor agregado.

Dessa forma, empresas que investem em P&D buscam uma distinção do usual visto no seu setor e consequentemente tendem a alavancar seus resultados.

  • P&D – Novos produtos

No que tange à criação de novos produtos/processos, são ideias as quais geralmente emergem a partir da identificação de uma demanda e oportunidade no mercado. Nesse sentido, para desenvolver a inovação é indispensável a admissão de um trabalho de P&D, visto que nesses casos é necessário comprovar a viabilidade da nova ideia, aprofundar em pesquisas que auxiliem a modelar o produto final, elaborar um modo de produção/aplicação ideal, tudo isso de acordo com a legislação brasileira, além de averiguar outros fatores que são determinantes para um resultado final satisfatório.

  • P&D – aperfeiçoamento de produtos

A aplicação do P&D também pode ser realizada com o intuito de melhorar um produto já existente. Os dois principais pontos que podem ser revisados são:

  1. Formulação: avaliam-se todos os ingredientes do produto e a relevância deles para o resultado final. Com isso, pode-se perceber se é necessário ajustar as quantidades, retirar alguns componentes ou adicionar novos, para que se tenha o novo produto com as características pretendidas.
  2. Produção: examina-se detalhadamente todo o processo de produção, para que sejam pontuadas as melhorias a serem feitas a fim de se adquirir o produto com as novas qualidades predeterminadas. Isso pode incluir, por exemplo, ajustes técnicos e adição ou retirada de equipamentos.

Apesar de estes serem os tópicos mais comuns em projetos de P&D, um trabalho de inovação de um produto já existente não se limita a eles. Dessa forma, é preciso analisar todo o contexto e objetivo da demanda para que se tenha uma solução personalizada.

  • Qual a importância e benefícios do P&D?

Como visto, a inovação é um fator determinante para a perpetuação de uma empresa no mercado. À vista disso, uma pesquisa do expõe que em 2021 33,9% das empresas investiram em P&D (IBGE,2021), sendo que nos setores de equipamentos de informática, produtos químicos, farmacêutica e farmoquímica essa taxa supera 60%, ou seja, estes foram os polos de inovação nacional. Ademais, o órgão aponta que em 2023, 58,4% das empresas pretendem aumentar suas aplicações financeiras em projetos de P&D. No geral, a análise desses dados aponta para uma tendência de evolução positiva em relação à Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, isso é, cada vez mais as empresas percebem o benefício desse investimento, dentro os quais destacam-se:

  • Competitividade: ao longo de certos períodos as demandas e necessidades do consumidor tendem a mudar. Sendo assim, a utilização da P&D para um negócio visa não somente acompanhar o mercado, mas se antecipar a suas tendências e manter-se competitivo.
  • Redução de gastos e aumento da eficiência: através da P&D uma empresa desenvolve processos e produtos que trabalham em seu ápice de eficiência e produtividade, fatores que alavancam o lucro principalmente ao reduzir custos operacionais e de fabricação.
  • Diferencial: ao investir na Pesquisa e Desenvolvimento de um produto/processo, novas ideias tendem a surgir e com isso um produto ou serviço cada vez mais moderno e adaptado a demanda do consumidor. Dessa forma, o empresário adquirirá um diferencial através de produtos únicos que se destacam no mercado e atraem mais clientes, estando modernizado em comparação com seus concorrentes.
  • Proteção de propriedade intelectual: com o desenvolvimento de ideias inovadoras, as empresas podem além de ter um diferencial no mercado proteger sua propriedade intelectual através de patentes e direitos autorais. Por conseguinte, seus concorrentes não poderão copiar suas criações, o que faz com que sua empresa tenha um espaço exclusivo para atuar.
  • Expansão em novos mercados: por meio de produtos inovadores a empresa pode expandir seu mercado de atuação, ampliando seu alcance de consumidores e gerando um potencial de crescimento de intensa magnitude nos mais diversos setores da economia.

Isto posto, nota-se que empresas as quais negligenciam o investimento em P&D estão inclinadas a serem ultrapassadas por seus concorrentes que possuem produtos modernos, visto que a predisposição do mercado é cada vez mais valorizar este serviço, dado seus diversos benefícios listados anteriormente.”

Referências

CUBO NETWORK. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): o que é e como funciona. 2023. Disponível em: https://blog.cubo.network/pesquisa-e-desenvolvimento. Acesso em: 13 de maio de 2024.

PROJECT BUILDER. Gerenciamento de Projetos no Desenvolvimento de Produtos. Disponível em: https://www.projectbuilder.com.br/academia-project-builder. Acesso em: 9 de maio de 2024.

ABGI BRASIL. Inovação Estratégica: A Importância da área de Pesquisa e Desenvolvimento. 2023. Disponível em: https://abgi-brasil.com/inovacao-estrategica-a-importancia-da-area-de-pesquisa-e-desenvolvimento/. Acesso em: 24 de maio de 2024.

Texto de autoria da EQ Júnior – Consultoria e Projetos.

Site institucional: https://eqjunior.com.br/

 

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